Plantas Venenosas para Gatos – 13 Plantas Nocivas para seu Pet!
Todo mundo sabe que uma boa decoração pede um paisagismo acolhedor, do tipo que transforma um ambiente muitas vezes cálido, em um lugar aconchegante e agradável de estar.
No entanto, algumas plantas podem ser tóxicas para os nossos animais de estimação!
Por isso, confira neste artigo as 13 Plantas Tóxicas que podem matar os seus Gatos e surpreenda-se com a última!
Plantas Venenosas para Gatos – 13 Plantas Venosas para seu Pet!
Se você está em busca de plantas lindas para decorar sua casa fique atento! Pois, algumas podem fazer mal aos seus bichinhos de estimação, então tome nota das 13 Plantas Tóxicas mais e perigosas para Gatos que separamos para você se precaver na hora de sair as compras pelos Gardens Centers.
1 — Lírio:
Os Lírios são plantas excepcionais, pois além de belas folhagens nos oferecem belas flores durante o ano interno, e ainda purificar o ar no ambiente renovando-o além de filtrar a energia pesada das nossas emoções, afinal de contas, ninguém está livre de aborrecimentos e decepções no dia-a-dia.
No entanto, se você tem um gatinho em casa, fuja deles! Todas as espécies de Lirio são tóxicas para os animais, pois ao serem ingeridas por eles podem causar lesões nos rins e alguns distúrbios gastrointestinais devido suas folhas conterem Oxalato de Cálcio.
2- Sanseviéria:
A Sanseviéria é originária da África e da Ásia, e atende sob os nomes comuns de Espada-de-São-Jorge, lança de São Jorge, Espada de Ogum, entre outros.
Classificada como uma planta purificadora do ar, a Sanseviéria é muito resistente devido espessura de suas folhas, que armazenam muita água, o que faz com que elas resistem ao meio ambiente mais hostil.
No entanto, as Sanseviéria são extremamente venenosas aos animais, pois, ela possui duas substâncias nocivas chamadas progestágenos e saponinas esteroides.
Substâncias estas que podem causar dificuldade de movimentação e respiração devido à irritação das mucosas e forte salivação, podendo levar em alguns casos até a morte do animal.
Pare! Você quer ver dicas de decoração?
Não deixe de visitar a categoria Decoração e redecore sua casa com bom gosto e sem gastar muito!
Agora que você assistiu ao video pode voltar para o artigo!
Plantas Venenosas para Gatos — 13 Plantas Tóxicas que você deve evitar se você tiver gatos em casa!
3 — Beladona:
A Beladona é uma planta bulbosa perene da família Amaryllidaceae, nativa do Cabo Ocidental, África do Sul. Sua vistosa glória da manhã aparece sazonalmente, com seca e desfolha logo após a primeira chuva.
Você já deve ter visto falar de medicamentos que se parecem com o nome da planta Beladona, pois, ela é muito utilizada no mundo fitoterápico devido a suas propriedades anti-inflamatórias e benéficas para o sistema nervoso humano.
Devido a estas características elas são altamente nocivas aos animais, a simples exposição ou contato com a planta pode fazer dela uma assassina de pets.
Os frutos e flores da Beladona contêm alcaloides, ingredientes venenosos usados desde a antiguidade para produzir soros venenosos assim também como anestésicos nas antigas culturas na Idade Média.
4 — Comigo-ninguém-pode
Dieffenbachia Seguine comumente conhecida como Comigo Ninguém Pode é uma planta muito utilizado em ambientes internos devido à sua tolerância à baixa luminosidade.
Produz grandes folhas variegadas em vários tons de verde e amarelo, brilhantes e duradouras, o que a torna muito interessante na decoração de interiores.
No entanto, assim como os Lírios devem ser evitada para os ambientes que possuem animais de estimação, pois ao serem ingeridas por eles podem causar lesões nos rins e alguns distúrbios gastrointestinais devido suas folhas conterem Oxalato de Cálcio.
Fique atento, pois existem muitas variações desta espécie de planta com variadas colorações e formatos das folhagens, contudo todas fazem parte da mesma família e podem fazer muito mal aos seus bichinhos!
5 — Jiboia:
A jiboia é uma espécie de planta pendente, muito resistente, muito utilizada na decoração de interiores capaz de sobreviver em áreas secas e locais com pouca luz, é excelente para o cultivo em interiores ainda mais pelo fato dela ser muito fácil de cuidar.
No entanto, são plantas altamente venenosas para os gatos, por isso se você tem este animal em casa é melhor substituí-las por plantas mais aromáticas como as que utilizamos na cozinha como o alecrim, tomilho, salva e hortelã.
Não pense que acabou! Ainda temos mais plantas nocivas aos gatos que você precisa conhecer! Como prometido… a última é a melhor, quero dizer, parece inofensiva, mas não é!
6 — Azaleias:
Ainda falando sobre flores as Azaleias são verdadeiros lobos em pele de cordeiro, altamente atrativas no mundo da decoração de interiores, devido o seu colorido e charme, suas flores são de grande atratividade para compor jardins ou arranjos de mesa.
No entanto, suas folhas também contêm substancias altamente venenosas como os Glicosídeos Cardiotóxicos que podem causar problemas cardíacos e digestivos.
Ela é considerada uma planta traiçoeira, pois os sintomas do envenenamento pode levar até 6 horas para se manifestar podendo levar a óbito os mais frágeis dos animais.
Plantas Venenosas para Gatos — Não mate seu gato!
Confira mais outras plantas que possuem as mesmas características das plantas anteriores e são igualmente tóxicas são:
7 — Antúrio:
Plantas Venenosas – 13 Plantas Tóxicas para Gatos!
8 — Copo de Leite:
9 — Mamona:
10 — Hortênsia:
11 — Coroa de Cristo:
12 — Bico de Papagaio:
13 — Violeta:
A Violeta apesar de ser uma planta delicada e muito bela também faz sucesso em muitos lares brasileiros, contudo não se engane: apesar de pequenina, é uma mais planta do tipo, lobo em pele de cordeiro. Costumeiramente a violeta é uma vilã na vida dos bichanos.
Caso ingerida, a violeta pode causar gastrite, diarreia, vômito e problemas respiratórios nos gatos, por isso muito cuidado com ela!
E aí, gostou do artigo sobre as Plantas Venenosas para Gatos?
Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos!
Quer mais dicas sobre o mundo da Arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em: