Projeto de Conforto Térmico: Dicas de como projetar!
O conforto térmico refere-se à sensação subjetiva de estar fisicamente confortável em um determinado ambiente, principalmente no que diz respeito à temperatura. É um fator importante para determinar a satisfação geral e a produtividade das pessoas em espaços internos, como escritórios, residências e escolas.
Existem várias formas de utilizar o conforto térmico:
Use um termostato para controlar a temperatura: um termostato pode ser usado para manter uma temperatura consistente em uma sala ou prédio, ajudando a manter as pessoas confortáveis.
Ajuste as camadas de roupas: A quantidade de roupas que as pessoas usam pode afetar seu conforto térmico. Incentive as pessoas a se vestirem em camadas, para poderem ajustar suas roupas conforme necessário para ficarem confortáveis.
Use ventiladores e ventilação: ventilação adequada pode ajudar a manter os espaços internos frescos e confortáveis. Os ventiladores também podem ser usados para circular o ar e ajudar a distribuir o calor.
Use sombreamento e tratamentos de janela: O uso de sombreamento e tratamentos de janela, como persianas ou cortinas, pode ajudar a manter o calor do sol fora de uma sala e reduzir a necessidade de ar condicionado.
Considere o design do espaço: O design de um espaço também pode afetar o conforto térmico. Por exemplo, tetos altos e janelas grandes podem permitir o acúmulo de calor, enquanto paredes e janelas bem isoladas podem ajudar a manter uma temperatura consistente.
Quando o assunto é projeto e edificação logo pensamos nos serviços básicos de instalações elétricas e hidráulicas, pintura, serralheria, marcenaria entre outros.
No entanto, não devemos perder de vista outro ponto importante: o conforto térmico.
Projeto de Conforto Térmico: Dicas de como projetar!
Conforme a ASHRAE (American Society of Heating, Refrigerating, and Air-Conditioning Engineers), conforto térmico é uma “condição da mente que expressa satisfação do indivíduo com o ambiente térmico”.
Essa avaliação é subjetiva e correlacionada com variáveis humanas.
Por exemplo: hábitos alimentares, sexo, idade, assim como, vestimenta, bem como metabolismo.
Conforto térmico x Desempenho profissional.
No ambiente de trabalho é necessário entender que não são apenas fatores pessoais que determinam o conforto térmico ideal.
Além disso, devemos considerar:
- Nível de atividade exercida
- Circulação do ar (natural)
- Temperatura do ambiente
- Radiação térmica
Todos esses pontos acima listados são fatores determinantes em relação ao trabalho.
Eles podem afetar diretamente o desempenho, bem como a produtividade em até 30% em determinado período do ano.
A norma internacional ISO 7730:2005 apresenta métodos para prever a sensação térmica geral e o grau de desconforto (insatisfação térmica) de pessoas expostas a ambientes térmicos moderados.
Além disso, ela permite a determinação e interpretação analítica do conforto térmico por meio do cálculo de PMV (previsão de média de votos) e PPD (porcentagem de insatisfação prevista) e conforto térmico local, proporcionando condições ambientais consideradas aceitáveis para o conforto térmico geral e àquelas que representam desconforto local.
Projeto de Conforto Térmico: Dicas e modelos para projetos e edificações:
Para estabelecer conforto térmico em projetos e edificações é indispensável realizar estudos dos dados climáticos, geometria solar e fluxo dos ventos.
Para o arquiteto, Rodrigo Silvério, sócio na Help Arquitetos, “o conforto térmico tem inúmeras forma de utilização, a mais simples aqui para nós no Brasil, é a utilização do vento, fazer um estudo da corrente de ar dominante no local do projeto para utilizar o que a natureza nos proporciona”.
Quando o assunto é ter uma residência confortável termicamente (fresca no verão e mais quente no inverno), é necessário atentar para fatores como aberturas das janelas e as faces dos imóveis.
Uma maior quantidade de aberturas favorece na ventilação cruzada, principalmente se estiverem em lados opostos.
Elencamos alguns materiais ideais para obter conforto térmico. Conheça:
Drywall
De fácil instalação, o Drywall oferece inúmeras vantagens em comparação às obras que utilizam alvenaria. Além de absorver a temperatura externa, a utilização deste material traz outras vantagens. Por exemplo:
- Isolamento acústico (camada interna em lã de vidro ou rocha)
- Fácil instalação
- Manutenção rápida
- Placas resistentes ao fogo e umidade.
Telhas Cerâmicas
As telhas de cerâmica são as mais populares e uma das mais indicadas conforme os especialistas.
Conhecidas como coloniais, são resistentes, porém, necessitam de um reforço na estrutura por serem pesadas.
A saber, é importante seguir as orientações do fabricante quanto à inclinação na hora da instalação.
Telhas metálicas
A grande vantagem ao utilizar as telhas metálicas é o seu tamanho.
Algumas chegam aos quatro metros, algo que deixa a obra mais em conta.
No entanto, na hora de comprar lembre-se que as melhores são as telhas que contém isolante térmico nas camadas inferiores, formando um sanduíche.
Telhas verdes
Além de bonito, o telhado verde é sustentável e promove vários benefícios para os moradores e para a cidade de modo geral.
Dentre esses benefícios, é possível citar, por exemplo, o conforto térmico e acústico, a possibilidade de captação de água de chuva, a melhor qualidade do ar, diminuição de enchentes e a questão estética.
Cobogós e brises
Além das telhas, outros elementos são bem utilizados na arquitetura brasileira, como cobogós e brises.
Brises ou mais conhecidas como brise-soleil tem como principal função proteger a fachada da incidência direta do sol.
Por ser tratar de elementos vazados.
Vantagens: Absorção o calor, entrada de luz natural e facilidade para circulação do ar.
E então, tirou suas dúvidas sobre conforto térmico? Caso ainda tenha algum questionamento, deixe um comentário para nós.
Esperamos que tenha gostado do artigo. Aproveite para ler também:
Dicas de decoração com Drywall para paredes
Aprenda como realizar cálculos de orçamento para construção civil
Realize o download dos exemplares que você está lendo e acesse-os off-line de onde você estiver!
A assinatura do Kindle Unlimited equivale à aquisição de 1 livro mensal, sendo que você pode “alugar” 10 livros mensais pela assinatura. Vale muito a pena!
E aí, gostou do artigo?
Então compartilhe com os amigos!
Em fim, não se esqueça de me deixar saber nos comentários o que você achou do artigo.
Até a próxima dica!
►Veja mais dicas em:
Então acesse aqui abaixo outros assuntos que irão lhe ajudar bastante no ramo que Arquitetura e interiores: