Um designer de interiores é alguém que trabalha com um cliente para criar salas e espaços estéticos.
O que faz um Designer de interiores?
Um designer de interiores é normalmente um contratado independente que deve criar uma base de clientes.
Em alguns casos, um designer trabalha para uma empresa maior.
Em ambos os casos, ele ou ela deve se destacar para criar uma reputação positiva no setor e garantir trabalhos futuros.
Um designer de interiores cria espaços internos que satisfazem as necessidades de estética, segurança e função do cliente.
Com o uso da colocação de móveis, paletas de cores, decorações e decoração funcional, os designers de interiores podem criar uma variedade de espaços – desde salas de estar bonitas e funcionais a escritórios nos quais as pessoas querem e adoram trabalhar.
Elementos como obras de arte, iluminação, tratamentos de janelas e pisos devem trabalhar juntos para contribuir para uma aparência geral que satisfaça as necessidades de um cliente.
Design de interiores – Especialidades de um Designer de Interiores:
Há uma variedade de áreas nas quais os designers de interiores podem se especializar:
1- Design corporativo:
Os designers corporativos criam uma combinação de locais de trabalho práticos e profissionais e também tentam incorporar elementos da marca de uma empresa em seu design.
Eles trabalham em uma variedade de configurações, de escritórios e start-ups muito pequenos a edifícios corporativos muito grandes. Independentemente do tamanho e do escopo do projeto, seu foco principal é criar um espaço eficiente e funcional.
Os designers corporativos também trabalham para criar espaços, especialmente ambientes de trabalho, que contribuam para a boa saúde e postura dos funcionários confinados nos escritórios a maior parte do dia.
O posicionamento de computadores, mesas de trabalho e cadeiras de computador costuma ser o foco, pois muitas pessoas usam esses itens por longos períodos de tempo.
As pessoas que os usam podem sofrer fadiga, estresse e até lesões desnecessárias se os produtos errados forem usados ou se forem ajustados ou colocados incorretamente.
Os projetistas considerarão o trabalho (atividade) sendo realizado, as demandas do usuário, o equipamento sendo usado (seu tamanho, forma e quão apropriado é para a tarefa) e, em seguida, projetarão o espaço com esses elementos em mente.
2- Projeto de assistência médica :
Os projetistas de assistência médica planejam e reformam os consultórios médicos, consultórios odontológicos, hospitais, centros de saúde, clínicas e instalações de atendimento residencial.
Esses tipos de designers são especializados em design baseado em evidências, o design baseado em evidências foi definido pela primeira vez como “a tentativa deliberada de basear as decisões de design nas melhores evidências de pesquisa disponíveis” e que “um designer baseado em evidências, junto com um cliente informado, toma decisões com base nas melhores informações disponíveis de pesquisas e avaliações de projetos “.
A disponibilidade desses dados e pesquisas ajuda os designers de interiores a planejar espaços positivos e acolhedores para pacientes, residentes e instalações.
3- Design de cozinhas e banheiros:
Os designers de cozinhas e banheiros discutem todos os aspectos da criação, remodelação ou atualização da área da cozinha e do banheiro da casa de um cliente.
Eles têm conhecimento especializado de armários, utensílios, eletrodomésticos, encanamentos, materiais de construção e soluções elétricas para essas salas específicas.
Temas, cores, padrões e layout da sala são discutidos com o cliente, o que resultará em esboços e desenhos com base nessas discussões.
Uma vez iniciado o projeto, é de responsabilidade do designer manter todas as despesas dentro do orçamento do cliente.
4- Design sustentável:
Os designers sustentáveis geralmente obtêm a certificação em Liderança em Design Ambiental e Energético (LEED) do US Green Building Council.
Esse tipo de certificação mostra aos clientes a experiência em projetar edifícios e espaços com práticas sustentáveis em mente.
O foco principal de um designer sustentável é usar produtos sustentáveis e com baixo impacto ambiental, reduzir o consumo e o desperdício de energia, melhorar a qualidade do ar interno, melhorar a eficiência de energia e água e projetar com uso eficiente do espaço.
Projetos de design sustentável também estão focados em equilibrar estética e funcionalidade com opções que reduzem o impacto ambiental.
5- Design universal:
Os designers universais renovam os espaços e os ambientes existentes para torná-los mais acessíveis.
O termo “design universal” foi criado pelo arquiteto Ronald Mace para descrever o conceito de projetar todos os produtos e o ambiente construído para ser estético e utilizável na maior extensão possível por todos, independentemente de idade, capacidade ou status na vida.
Selwyn Goldsmith, autor de Designing for Disabled (1963) e pioneiro do conceito de acesso livre para pessoas com deficiência, criou o meio-fio abandonado – agora um recurso padrão do ambiente construído.
Esses tipos de projetos são usados principalmente para criar áreas funcionais para idosos e pessoas com necessidades especiais.
As entradas sem degraus, ou os ônibus de transporte público que (elevam a parte dianteira ao nível do solo) ou estão equipados com rampas, ajudam aqueles que têm dificuldade em embarcar em um ônibus.
Esses desenhos universais não são apenas benéficos para idosos ou para pessoas com necessidades especiais, mas também para muitos outros (como alguém empurrando um carrinho de bebê).
Atribuições de um designer de interiores:
- Publicidade de novos projetos
- Licitação de novos projetos
- Sessão com os clientes para identificar as metas do projeto
- Visualização de como os espaços serão usados
- Esboçar planos de design
- Escolher materiais e móveis
- Fazer pedidos de materiais e móveis
- Criando cronogramas do projeto
- Estimando custos do projeto
- Supervisionando a construção e instalação do projeto
- Coordenando os contratantes quanto aos planos e especificações
- Coordenando com eletricistas, pintores, encanadores e outros profissionais
- Garantindo que o cliente esteja satisfeito após a conclusão do projeto
Você é adequado para ser um Designer de Interiores?
Designers de interiores têm personalidades distintas. Eles tendem a ser indivíduos artísticos, o que significa que são criativos, intuitivos, sensíveis, articulados e expressivos.
Eles são estruturados, originais e inovadores!
Alguns deles também são empreendedores, o que significa que são aventureiros, ambiciosos, assertivos, extrovertidos, enérgicos, entusiasmados, confiantes e otimistas.
Como é o local de trabalho de um designer de interiores?
Os designers de interiores precisam ter horários de trabalho flexíveis e ambientes de trabalho variados.
Os horários são geralmente adaptados às necessidades de seus clientes, e os designers de interiores geralmente viajam para a casa ou empresa do cliente para discutir planos para o design do espaço.
Após uma consulta inicial e algumas sessões de estratégia, os designers visitam lojas para comprar móveis, obras de arte e suprimentos para criar o espaço desejado.
A maioria dos designers de interiores também aluga ou possui espaço para escritório, com salas de reuniões para interação do cliente e da equipe de design, além de uma área de recepção, escritório e área de design para criar elementos interiores.
Embora não seja necessário para um designer independente, um escritório dá aos clientes a impressão de um serviço profissional.
Uma impressão positiva pode contribuir para o sucesso geral nos negócios de design.
Qual é a diferença entre um designer de interiores e um decorador de interiores?
Frequentemente ouvimos as carreiras ‘designer de interiores’ e ‘decorador de interiores’ serem usadas de forma intercambiável e, reconhecidamente, existem algumas semelhanças entre as duas. No entanto, também existem mais do que algumas diferenças, e algumas dessas diferenças são bastante significativas.
O Profissional do Design de interiores:
Seja para projetar uma casa ou uma empresa, um designer de interiores precisa ser capaz de explorar e entender as necessidades e desejos de um cliente para criar um espaço bonito e funcional.
Um designer de interiores não apenas aprimora a aparência de um espaço; eles também aprimoram a função dele.
Os designers de interiores geralmente trabalham em estreita colaboração com arquitetos e empreiteiros para ajudar a atingir o ambiente e a aparência do cliente, enquanto ainda aderem aos requisitos regulamentares e de código.
O processo de design de interiores segue uma metodologia sistemática e específica que inclui pesquisa, análise, tecnicidade e criatividade.
Além disso, o conhecimento e a aplicação dos princípios de sustentabilidade ambiental se tornaram cada vez mais essenciais nessa linha de trabalho.
Para ser um designer de interiores, um indivíduo precisa passar por uma educação específica e treinamento formal.
Aqui está um resumo dos programas de associado e bacharelado em design de interiores: o primeiro ano de programas de nível de associado geralmente abrange os fundamentos de design e habilidades básicas de desenho manual e desenho digital.
O foco do segundo ano é tipicamente em tópicos mais especializados, como iluminação arquitetônica, teoria das cores, histórico de móveis e conceitos introdutórios de negócios e marketing.
Os estudantes que obtiverem o grau de Associado em Ciências Aplicadas geralmente podem entrar no campo em uma função de assistente. Um grau de associado de artes prepara os alunos para continuar seus estudos de design de interiores.
O Grau de Associado em Ciências é frequentemente procurado por estudantes que pretendem continuar a estudar em arquitetura ou design industrial.
Graus de bacharelado em quatro anos:
Esses programas incluem cursos que abordam as habilidades estéticas, técnicas e de negócios exigidas ao designer de interiores completo.
Os alunos estão imersos em vários tópicos: desenho, design, imagem em 3D, planejamento de espaço, gerenciamento de projetos, marketing, vendas e desenvolvimento de negócios.
Nota:
Vários estados e jurisdições dos EUA e sete províncias canadenses têm leis que exigem que designers profissionais possuam uma licença de design de interiores.
Para se qualificar para o licenciamento, os candidatos devem passar no exame do Conselho Nacional de Qualificação de Design de Interiores (NCIDQ). O NCIDQ é a credencial de designer de interiores mais reconhecida.
Mesmo depois de obter a licença, muitos designers de interiores aprendem com um designer de interiores bem estabelecido e experiente antes de seguir em frente e iniciar sua própria empresa.
Decorador de interiores:
Um decorador de interiores é capaz de criar um ambiente estético para espaços interiores, adicionando móveis e acessórios.
O Conselho Nacional de Qualificações de Design de Interiores, NCIDQ, declara: “A decoração é a decoração ou decoração de um espaço com coisas da moda ou bonitas”.
Os decoradores de interiores podem dar uma olhada em uma sala vazia e “ver” como ela pode ser decorada com móveis, tintas, obras de arte etc.
Eles trabalham com seus clientes e concordam com um estilo que seja melhor para o espaço.
Os espaços existentes podem ser atualizados ou refeitos completamente. Costumam contar com a ajuda de estofadores, repousadores de móveis e esgotos para dar vida à sua visão.
Para praticar profissionalmente, um decorador de interiores não precisa de uma licença e não precisa ter nenhum treinamento ou educação formal.
Portanto, eles não têm permissão para projetar, pois apenas designers de interiores licenciados com licença têm permissão para fazê-lo.
Uma maneira fácil de lembrar isso é que os designers de interiores podem projetar e decorar, mas os decoradores de interiores podem apenas decorar.
Embora não seja necessária uma educação para a prática de decorador de interiores, existem cursos, programas e certificações disponíveis para quem deseja expandir seus horizontes e aprender as últimas novidades em cores e tecidos, estilos de móveis, planejamento de espaços e layouts de salas.
Certificações de organizações como o CID (Certificado interior decoração International) oferecem cursos e certificação para ajudar decoradores a validar suas práticas.
Qual é a diferença entre um designer de interiores e um arquiteto?
Tanto designers de interiores quanto arquitetos têm habilidades específicas que usam para desenvolver planos de design para seus clientes.
No entanto, eles executam funções de design marcadamente diferentes.
– O Designer de interiores:
Os designers de interiores usam suas habilidades artísticas para reconfigurar e decorar espaços interiores e trabalhar com seus clientes (proprietários, empresários, etc.) para criar algo esteticamente agradável e funcional.
Seja para projetar uma casa ou uma empresa, um designer de interiores precisa ser capaz de explorar e entender as necessidades e desejos de um cliente.
Os espaços podem variar de ambientes domésticos internos e externos a restaurantes, academias, consultórios odontológicos, hotéis e spas.
Independentemente da forma ou tamanho, todo designer de interiores trabalha com o objetivo final de criar um espaço atraente, prático e seguro.
Um designer de interiores se reunirá com um cliente em potencial para discutir o escopo do projeto e preparar uma proposta de design.
A proposta de design precisa atender ao orçamento e às necessidades do cliente e, na maioria das vezes, modificações precisam ser feitas ao longo do caminho para manter o orçamento.
O designer de interiores também garantirá todos os materiais necessários para o projeto.
Os designers geralmente trabalham em estreita colaboração com arquitetos e contratados para ajudar a atingir o ambiente e a cuidar do cliente, enquanto ainda aderem aos requisitos regulamentares e de código.
Formação Educacional do Designer de Interiores:
A maioria das empresas de design exige que os designers tenham pelo menos um diploma de graduação credenciado pelo Council for Interior Design Accreditation.
Aqueles que obtiverem o grau de Associado em Ciências Aplicadas geralmente podem entrar no campo em um papel de assistente.
Um grau de associado de artes prepara os alunos para continuar seus estudos de design de interiores e é frequentemente procurado por estudantes que pretendem continuar a educação em arquitetura ou design industrial.
– O Arquiteto:
Um arquiteto é treinado e licenciado especificamente para trabalhar no planejamento e design de edifícios.
Esses prédios podem ser qualquer coisa em que as pessoas moram, comem, trabalham e se divertem – de algo tão pequeno como um complemento à casa de alguém, a um novo hotel na faixa de Las Vegas.
O papel de um arquiteto é reunir as idéias e visões criativas de seus clientes e ter em mente as necessidades daqueles que usarão o novo espaço.
Os arquitetos geralmente trabalham em estreita colaboração com os designers de interiores para ajudar a atingir o ambiente e a aparência que o cliente procura, enquanto ainda aderem aos requisitos regulamentares e de código.
O papel de um arquiteto envolve uma grande quantidade de conhecimento técnico e responsabilidade.
É necessário cumprir os regulamentos de construção e segurança, regulamentos e restrições locais de planejamento.
Dependendo do projeto, pode haver leis em torno da preservação do meio ambiente local ou de qualquer parte histórica de um edifício.
Uma vez que o projeto chegue à fase de construção, o arquiteto estará envolvido em visitas e reuniões do local, supervisionando a construção e assinando várias obras, negociando com empreiteiros e lidando e resolvendo quaisquer problemas que possam surgir.
Formação Educacional do Arquiteto:
Os arquitetos precisam concluir um programa de bacharelado (B.Arch), credenciado pelo Conselho Nacional de Acreditação em Arquitetura (NAAB).
Um Mestrado em Arquitetura (M.Arch) é aberto a candidatos que obtiveram o diploma de B.Arch e desejam se especializar em preservação histórica, teoria do design, design solar ou outro campo relacionado.
Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário!
Então acesse aqui abaixo outros assuntos que irão lhe ajudar bastante no ramo que Arquitetura e interiores: