A Arquitetura egípcia é muito rica, técnica e historicamente, neste artigo desdobraremos suas principais características.
Acompanhe abaixo e boa leitura!
Os templos e túmulos egípcios são embelezados com desenhos elaborados que servem como sua característica definidora.
Os templos eram o edifício mais comum encontrado no antigo Egito. Eles foram decorados com desenhos inspirados na paisagem egípcia. Alguns dos materiais utilizados na sua construção incluíam palmeiras, lótus e papiros.
Muitos grandes templos geralmente têm pilares que os sustentam. Esses templos geralmente apresentam caminhos com esfinges em ambos os lados perto de suas entradas.
A escultura egípcia aderiu a rígidas diretrizes religiosas. Muitas estátuas foram feitas para descansar em túmulos.
Os artesãos egípcios criaram alguns de seus melhores trabalhos em caixões de madeira e pedra.
Os templos tornaram-se o estilo arquitetônico mais frequentemente construído devido ao aumento do poder do clero. Eles normalmente apresentavam fileiras de esfinges liderando o caminho para a área divina.
As colunas têm padrões botânicos pintados em seus núcleos coloridos. Na parte inferior e superior dessas colunas, os egípcios incluíam as pétalas de flores estilizadas do lótus. As formas e formas geométricas das colunas são impressionantes, e seus capitéis exibem as flores com tema de lótus sobre eles.
A arquitetura egípcia apresenta muitas características únicas, como pirâmides e esfinges.
A arquitetura egípcia era muito religiosa devido ao seu estilo consistente e padrão previsível. Utilizava grandes espaços com superfícies planas abertas e pedra como principal material de construção.
As famosas pirâmides do Egito são representadas por essas obras.
Os egípcios acreditavam que as pirâmides eram cartas exibindo as cartas de nobres como faraós ou oficiais de alto escalão.
Os egípcios construíram estruturas de pirâmide para mostrar seus projetos arquitetônicos mais impressionantes.
A arquitetura egípcia antiga é o projeto de uma das civilizações mais influentes da história. Começando entre 4.000 e 3.990 aC, seus arquitetos criaram pirâmides e outras grandes estruturas ao redor do Nilo.
Por volta de 3200 aC, todas as pessoas que viviam no rio Nilo viviam em um único império. Consequentemente, os egípcios incorporaram suas crenças religiosas em suas criações artísticas. Muitos templos e estruturas mortuárias exibiam um impressionante senso de escala devido às suas pirâmides de pedra.
História de Arquitetura egípcia:
O legado do Egito pode ser visto em muitos campos diferentes. Da invenção da matemática e da ciência à criação da grande arquitetura, o Egito deixou uma marca indelével no mundo.
Seu auge foi de 4000 aC a 30 aC. Nessa época, a maioria das pessoas vivia em pequenas cabanas de barro e templos feitos de gigantescos blocos de pedra. No entanto, precisamos lembrar que esse período terminou por volta de 30 aC.
Foi quando foram desenvolvidos novos estilos arquitetônicos, inspirados em sua cultura.
As pessoas criaram grandes zombarias de seus deuses para se relacionar com a religião. Eles usaram essa crença para criar grandes esculturas que colocaram em seus cemitérios.
No entanto, a criação da arquitetura da cidade marcou toda uma cultura; tornou-se conhecido por estruturas duradouras que as pessoas acreditavam que durariam para sempre.
Ao redor do rio Nilo, toda a população da região se uniu como um império. Isso levou à criação de um estilo arquitetônico que se tornou predominante em todo o Egito.
A pirâmide de Sakara é a primeira do Egito, localizada na Terceira Dinastia. Acredita-se que Imotepe seja o primeiro arquiteto do mundo; ele construiu a pirâmide.
As pirâmides construídas depois desta foram projetadas para armazenar os corpos dos faraós, restos mortais de funcionários do Estado e outras pessoas de grande importância.
Características da Arquitetura egípcia:
Outras características da construção egípcia ajudam a moldar sua filosofia. Estes incluem o uso de grandes pedras para projetos de construção.
Durabilidade
Após a morte, a alma deve permanecer ligada ao corpo por tempo suficiente para permitir a passagem para a vida após a morte.
Consequentemente, as casas mortuárias precisam durar indefinidamente para manter os cadáveres preservados e memorializados.
Além disso, as pessoas vivas devem conseguir admirar e lembrar quem era um familiar falecido através de edifícios mortuários.
Arquitetura Egípsia hierárquica
Como o Egito estava geograficamente isolado, sua arquitetura era completamente hierática. Eles usaram a religião como o impulso para a maioria de suas decisões por mais de 3.000 anos. Além disso, muitas regras tiveram que ser seguidas por vários séculos.
Grandes áreas para exibição de informações ou publicidade.
Quando vemos uma pirâmide pela primeira vez, nossa mente normalmente salta para o quão grande ela é; este é um traço comum da arquitetura egípcia.
As pirâmides devem ter grandes áreas de base e métodos de construção extremamente simétricos.
Arquitetura egípcia: Quais eram os materiais usados?
As pessoas precisavam usar tijolos de barro, arenito, calcário, granito e pedras argilosas em suas construções sem árvores próximas.
Consequentemente, muito poucos bosques cresciam perto das grandes pirâmides; então eles tiveram que usar Multiformato para construir com enormes pedras de calcário Tura.
Esta é uma técnica semelhante à forma como os designers de lastro modernos a incorporam em seus projetos.
Existem vários estilos de arquitetura egípcia. Estes incluem pilão, obelisco e pirâmides.
A arquitetura egípcia consiste em três estilos de construção distintos. Os dois primeiros, que se assemelham a tumbas, focam em túmulos para a elite do país.
O hipógeo
Tumbas subterrâneas escavadas em montanhas e rios, comumente localizadas perto de corpos d’água e cadeias de montanhas, são utilizadas como locais de sepultamento.
Além disso, as habitações subterrâneas apresentam várias entradas que podem ser usadas para acessar o centro religioso.
Negligenciados pelo público, esses enterros são reservados para membros da aristocracia e do sacerdócio.
As mastabas
Faraós e altos funcionários do estado foram originalmente enterrados em túmulos retangulares feitos de pedras abaixo das fundações das pirâmides.
Com o tempo, no entanto, túmulos retangulares feitos de pedras acima das pirâmides foram construídos para abrigar apenas os corpos da realeza.
As pirâmides
Os egípcios construíram as pirâmides como meio de abrigar os nobres mortos, incluindo faraós e outros funcionários de alto escalão.
Esses grandes edifícios definiram a arquitetura egípcia devido ao uso de degraus ou superfícies lisas que formam formações escalonadas.
Arquitetura egípcia contemporânea:
A arquitetura do Egito combina tradições antigas com ideias modernas. Novas civilizações de outros países se fundem com a própria cultura do país através da arquitetura.
A maioria dos edifícios no Egito ainda usa matérias-primas como pedras, areia e tijolos. Eles são feitos para suportar condições climáticas adversas e outros fenômenos naturais no deserto.
Algumas pessoas vivem em espaços modernos e confortáveis com alto grau de tecnologia graças à arquitetura inspirada no Egito.
Essas pessoas estão muito melhor financeiramente do que os cidadãos mais pobres, que vivem em grandes palácios semelhantes aos dos faraós.
Espero que este artigo sobre Arquitetura Egípcia tenha ajudado você!
Então acesse aqui abaixo outros assuntos que irão lhe ajudar bastante no ramo que Arquitetura e interiores: